22.1.10

Livros que amei: Grimm, Miguilim, Alice e Oz


Tão bonitinha essa história de um menino virando gente grande. Não é, né?, Miguiliiiiiim (porque aquela história de Miguilim é tudo na vida.), mas é meio Miguilim.   É meio Alice no País das Maravilhas, meio Oz. Mas é fofa. Um menininho, em Londres durante a Segunda Guerra Mundial, perde a mãe e vê a vida mudando. O pai se casa de novo e lá vem um irmãozinho.

Mas David não quer mudanças. Ele só quer que a mãe volte e que tudo seja como era antes. Pra esquecer o coração quebrado, ele lê. Lê muitíssimo, como lhe tinha ensinado a mãe.  Diverte-se com as histórias. Principalmente contos de fadas. Na casa nova, onde ele mora com o pai, a madrasta e o irmãozinho, ele fica no quarto no sótão, que era de um menino que há muitos e muitos anos, era uma vez, desapareceu com a irmã adotiva. Neste quarto há outros livros aos quais ele adiciona os seus. David começa a ouvir os livros falando, conversando, sussurrando. Do quintal, ele vê o  Homem do Saco na janela do quarto dele. Medo!

Até que um dia, desconsolado da vida, David vai pro jardim e, tadá, chega a uma floresta através de um portal mágico. David não sabe onde está, mas encontra pessoas dispostas a ajudá-lo a voltar pra casa e a remendar o coraçãozinho esmagado pela orfandade e pela novidade de tudo. E é aí que os ritos de passagem vão acontecendo, permeados por contos de fadas que ensinam lições outras que aquelas que pensamos ensinariam. Ah, e o fim da história... No fim da história, juro, pus a mão no peito, olhei pro Menino Mais Lindo do Mundo, dei um suspiro e disse: "Que lindo".

Pra ler um monte: The Book of Lost Things, de John Connolly. Não encontrei tradução para o português.
Sítio do livro: tem um montão de extras.
Aqui, o blog do artista que fez a capa: Rob Ryan, que também tem uma lojinha Etsy. Eu conhecia pelas minhas voltinhas pelo Reader. :)

Um comentário:

  1. Parece lindo mesmo, coloquei na minha lista, logo depois do da Joan Didion. Falando em lista, voce ainda esta usando o servico de aluguel de livros? Se voce estiver gostando, me indica?
    Bom final de semana,
    Raquel

    ResponderExcluir