22.5.09

Meus hábitos de leitora

Que eu vi no BloWg e sou copiona.
  • Já fui de ler vários livros ao mesmo tempo. Agora eu tento ler cada um no seu cada um.
  • Eu faço uma pilhinha de livros por começar do lado da cama. Mas quem não faz?
  • Mesmo que eu não goste do livro, eu faço de um tudo pra terminar.
  • Eu tenho um livro autografado pelo Saramago. Apertei a mão dele e tudo.
  • Se eu gosto do que eu leio, eu grifo. O meu "Grande Sertão: Veredas", por exemplo, é todo rabiscado e tem tags: amor, sertão, Diadorim.
  • Eu costumava mandar um e-mail pra um grupo eletrônico com trechos de que eu tinha gostado muito ou com poesia.
  • Tenho medo de não gostar de ler livro de gente de que eu gosto ou que goste de mim. Porque, né, gente famosa ganha/compra livros de outros famosos! ;)
  • Quando eu preciiiiso terminar o livro, mas não tô tão empolgada, eu leio só a página da direita e vou pulando a da esquerda.
  • Eu leio uns capítulos pra frente e depois volto pra onde eu estava.
  • Se o livro é organizado em capítulos em que cada um é focado em um personagem, eu leio os dos personagens de que eu menos gosto antes. Igual comida. Deixo a mais gostosa pro final.
  • Quando eu vou comprar livro de fantasia ou ficção científica, eu começo lendo as críticas; aí tenho outros dois critérios: vejo se o livro é comprido e se tem outros na série. Se não tiver outros na série, eu prefiro que o autor tenha escrito vários outros livros. Porque daí eu sei que vai ter mais e mais e mais coisa legal pra ler.
  • Eu adoro -- adoro! -- cheiro de livro.
  • Não suporto livro com orelha.
  • Pra mim, ler tem que ver com tocar no livro e ficar segurando a página pra virar. E com cheiro, lógico. Ler um livro no computador não é pra mim.
  • Tenho muito amor por dicionários. Às vezes, vou procurar alguma palavra e acabo lendo várias páginas de dicionário.
  • Eu preciso ter um livro pra ler no trem e na hora do almoço. Eu me sinto super pelada se não tenho livro pra ler.
  • Mas difícil mesmo é ir dormir sem ler um pouco (geralmente muito). Muitas horas de sono perdidas para a leitura.
  • Eu releio livros. Um que eu reli várias vezes é o do Miguilim. Outro é o Life After God.

7 comentários:

  1. Eu também pulo capítulos e depois volto para o que eu estava lendo. Eu sempre leio as páginas finais logo que começo a ler o livro. Se há uma história de amor ainda não concretizada, eu pulo páginas e páginas até achar o ponto onde a história se concretiza ou não. Eu paro de ler livros por meses porque está chato e, quando retomo a leitura, acabo achando o livro master legal.

    Eu preciso de uma recomendação urgente de livro gostoso de ler porque atualmente estou sem leituras. Ajuda eu?

    ResponderExcluir
  2. Chu, eu dei estrelinhas pra um monte de livros que eu li aqui: no meu coisinho do Goodreads - (clica com o direito). Vê se tem alguma coisa que te chama a atenção e me pergunta, porque eu posso dissertar sobre. Além desses aí, tantos, né? Mas é custoso lembrar de tudo que eu já li na vida.

    ResponderExcluir
  3. Ih, então tá igual uns livros que estou lendo, sabe, coisa de budismo meio secreto que tem que ter iniciação e tal. A página da esquerda é em tibetano que eu não entendo nadica e a da direita é em inglês. Ah! E nenhum deles tem orelha.

    ResponderExcluir
  4. Pema, pelamore, a única edição bilíngue que eu tenho é em francês/português, que perto de tibetano/inglês é coisa de gente simprinha, né? Rerrê.

    ResponderExcluir
  5. Achei óunnnn você ter amor por dicionários! ;)
    (meu marido tem mania de ler enciclopédias - sem ir pesquisar um assunto específico - eu acho engraçado)

    ResponderExcluir
  6. Vários comentários:
    - invejinha de apertar a mão do Saramago. rs!
    - quando eu não gosto, eu não termino não..vou logo pegando outro.
    - tb adoro cheiro de livro e não gosto de ler livros pelo computador, muito sem glamour.
    - sempre levo algum livro pra ler no metrô e insisto muuuuuuuuito, mas não adianta, me dá muita tontura e dor de cabeça...rs!
    beijos, querida

    ResponderExcluir
  7. Carol, quando eu era pequena eu também gostava da enciclopédia de casa. Chamava Conhecer. A gente também tinha uma coleção que se chamava Os Bichos. Eu amava muito, muito. Vinha com desenhos dos bichos, em vez de fotos e eu, pequeninha nerd que era, lia tudo.

    Renata, Saramago é meu rei. Eu queria ser que nem você e nem ligar se eu não consigo terminar um livro. Vamos ver se crio coragem.

    ResponderExcluir