11.9.07

Amigos II

Depois tem a D. (veja bem que disfarcei o nome, tô disfarçando tudo esses dias – o medo!, a paranóia!) . Minha outra pretê. Pretê-amiga, né?, não assim uma coisa velcro-velcro (aliás, apóio as pessoas todas do mundo - você sabe - a fazerem chave-fechadura, fechadura-fechadura, chave-chave, etc., o importante é amar e ser amado, e tentar, sempre). Ela tem 42 anos. Semana retrasada, ela descobriu que a carteira de motorista tinha sido suspensa por causa de uma multa que ela recebeu em 1992 e não tinha pago. Ela ligou i-me-di-a-ta-men-te pro marido dela, chorando, "é um pesadelo!, um pesadelo!!!!!", soluçando. Depois ligou pra melhor amiga e disse que o marido dela não a entende, porque ele disse, “gentê, a gente dá um jeito nisso, não esquenta a cabeça”. Aí ela ri uma risada estranha, meio de gente douda. Mas hein? Ela precisa perder 15 quilos e que começar a fazer dieta, na próxima segunda-feira, sempre.
Outro dia ela ligou pro coleguinha de trabalho, pra avisar que ia chegar atrasada. O coleguinha, que nunca usa o telefone que nem gente normal, mas sempre - sempre!, que inferno! - no viva-voz, ouve que ela está "tendo problemas de mulher". Turns out, mais tarde, ela fala com o chefe dela no telefone, e confessa que está constipada e com piripiri, tudo ao mesmo tempo agora. Pra mim, ela conta mais detalhes - sobre os quais eu não estava realmente curiosa, e dos quais eu gostaria imensamente de ter sido poupada. Ela tomou laxativo e, quando chegou no escritório e abundou-se em sua cadeira, sentiu aquela urgência. Ocorre que o banheiro do escritório é dividido com os demais escritórios do andar, modos que, de nossos cubículos até o banheiro, vai uma distância equivalente aí a um quarteirão. Chega lá, a fechadura não é lá muito católica, a gente vira a chave rezando pra porta abrir agoura!, mas sempre demora mais do que 20 segundos, e tenho certeza de que ela rezou com muita fé naquele dia, mas não houve tempo. E tipo, vazou um pouquinho. E ela teve que ir comprar underwear, com muita urgência.
(Aposto que você também queria que eu não tivesse contado os detalhes.)
Ela liga pro marido dela umas 5 vezes por dia (ou mais).
1. "A comida está na geladeira."
2. "Por que você está tão agressivo? Você não me ouve!!!!". Desliga na cara.
3. "É um pesadelo!!!!!"
4. "Meu chefe vai no jogo de [insira qualquer esporte chato aqui] hoje".
5. Soluços. Ou fofocas, bem baixinho. Ou uma combinação dos dois. Ou, sei lá, os problemas do fiho na escola.
Outras: qualquer combinação que envolva o que acima está descrito.
Ela me explicou que é muito difícil ter 42 anos. Que coisas acontecem com você. Que você não é senhora de si. Simpatizo. Essa semana, ela saiu mais cedo porque queria ir buscar o filho na escola no primeiro dia de aula. O chefe dela arregalou dois olhões assim, né?, pra pegar o filho na escola? Eles tinham combinado, na entrevista, que o horário ia ser flexível, mas não sei exatamente quais os termos. E no dia seguinte, ela falou pra todo mundo - todas as secretárias unidas, e todos os 2 coleguinhas de trabalho dela -, que estava com raivinha do chefe, que o mundo é injusto!, que sabe onde ele estava que não tinha chegado até agora?, você não vai acreditar, na sessão de orientação do prezinho da filhinha dele, mas que ela, ela!, não podia sair 2 horas mais cedo, etc. Tipo, mas ele é seu chefe?, e você trabalha pra ele? Não sei, pareceu a mim que alguém carecia de explicar, mas me abstive. Que ela já estava procurando outro emprego. Faz nem 2 meses que ela trabalha lá. Me dá um certo cansaço de alma. Mas no fim, deu tudo certo. Ela conversou com uma amiga, eu dei uns conselhos (porque não aguentei), do tipo: keep your private stuff to yourself, converse com o chefe antes de fazer qualquer coisa, não confie em pessoas que você não conhece, yadda yadda. E tudo se resolveu em 5 minutos de conversa com o chefe. Ta-dá!
E essa era a possível amiga No. 2. Talvez ainda seja, né?

Um comentário:

  1. olha, uma pessoa que liga soluçando pra outra e dizendo "é um pesadelo! é um pesadelo!" tem muito potencial pra ser minha melhor amiga pra vida toda... ponho até foto dela no meu álbum do orkut...

    ResponderExcluir