19.7.07

Que piiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Esse programa é uma piiiiiiiiiiiiiiiiii!

Você assiste Hell's Kitchen? Acho que passava ou ainda passa no Brasil. É um reality show (arrem! cof-cof!) com um chef britânico gritão e maleducado e um monte de gente (que não sabe cozinhar direito - mas não vem ao caso) e que está concorrendo a ter seu próprio restaurante num resort. Acho que num resort. Tem dois times e duas cozinhas. Os clientes de mentirinha (porque, gente, é difícil que alguma coisa nesse programa seja de verdade) chegam pra jantar e fazem os pedidos e todo mundo corre na cozinha pra dar conta. Mas nunca dão. Há coisas como tentar pescar macarrão já cozido que já estava no lixo pra economizar tempo, cozinhar o macarrão demais até ficar em ponto papa ou, sei lá, não conseguir fritar ovo.

Aí o chef gritão surta, mandar todo mundo ir se F.!, chama todo mundo de porcaria, incompetente, nojinho, joga a prataiada no chão e fecha a cozinha.

Mas, gentê, por quê? Porque todo mundo assiste? E, tipo, vale a pena ser xingado, ter o chef/chefe tacando comida em você e dizendo que você não faz nada que preste, mesmo que seja pra ter um negócio próprio? Eu fico muito incrível, porque é humilhação por demais. Eu sei como é porque eu tive um chefe gritão que rasgava coisas que eu escrevia e dizia que tudo que eu fazia merecia ir pro lixo.

No vídeo abaixo você pode ver o homem em ação. Claro, nada é por acaso. No programa do mesmo chef, que passa no canal BBCAmerica, ele é super bonzinho e educado. Americanos gostam de ver gente com sotaque britânico fazendo de um tudo - gritando que você é um donkey e can't blip cook, vendendo seguro pra carro, apresentando programas de auditório ou dando dicas sobre como educar seus filhos. Ser britânico é chique. E se um grita com você, é porque você merece - aparentemente.



Eu não consigo entender. Pra mim, esse programa é o exemplo do que não se deve fazer. Gentileza gera gentileza, mas a possibilidade de sucesso, status ou dindim (mesmo que não merecido) gera falta de pudor e de orgulho próprio. Mas num mundo onde "ser é ter", parece que está tudo invertido.

6 comentários:

  1. olha! agora entendi pq eu nunca consigo ver esse programa...devem ser traumas da minha ex-chefe gritona. argh...
    ou talvez seja só vergonha alheia mesmo...
    Ionitas, continua postando, nóis goshta!
    bj

    ResponderExcluir
  2. eu nunca consegui entender como é que alguém comia a comida do restaurante. a comida era feita com ira!

    ResponderExcluir
  3. Ioninha, eu não entendo essas pessoas tb. Eu ficaria em casa tricotand e lendo, cuidando de gatinhos, se pudesse. Não entendo as pessoas que se submetem a isso.

    Vc tá bem, querida?

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Vosuncê podia fazê o favô de atualizá ?!

    :D

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=WElJp2Hj56U&eurl=http%3A%2F%2Fmfrost%2Etypepad%2Ecom%2Fcute%5Foverload%2F

    lembrei de vc...e da cuca! bjim!

    ResponderExcluir
  6. Acho que as pessoas gostam de ver outras sendo humilhadas, sei lá. Deve ser por isso que 'American Idol'/ 'Ídolos' também faz sucesso...
    Eu tô vivo, viu (quem perguntou?)? Qualquer dia desses, a gente bate um papo no gtalk e bota a conversa em dia. Espero que esteja tudo bem por aí.
    Beijo!

    ResponderExcluir